Resenha: A Revolução dos Bichos – George Orwell

Este livro faz parte de um projeto do grupo Literature-se, grupo que participo no Whatsapp. O grupo existe desde 2014, e sempre tentamos ler um livro em conjunto e discutir entre nós, todavia nunca conseguimos. E esta é mais uma tentativa, e penso que dessa vez vai.

Definindo em uma palavra: Comportamento

“Os animais ouviam Napoleão, depois Bola-de-Neve e não chegavam à conclusão sobre quem tinha razão; á verdade é que estavam sempre de acordo com, aquele que falava no momento”

A Revolução dos Bichos é um clássico moderno que todo mundo deveria ler. É um livro curto, de leitura rápida e fácil, e uma crítica em forma de fábula. Na Granja do Solar, todos os bichos se rebelam contra o dono, seu Jones e tomam posse da granja; todavia com o passar do tempo, a revolução perde-se e transforma-se em uma tirania ainda pior que a dos humanos.

img_20170205_003114.jpg

Nesta breve fábula podemos observar as diversas críticas, o golpe de estado, a ditadura, a revolução que perde a boa intenção, a pouca memória da população, a capacidade de sempre seguir o bando, a censura, o adaptar das regras a favos daqueles que estão no poder e etc.

“Recusava-se a crer, tanto em que haveria fatura de alimento, como em que o moinho de vento economizaria trabalho. Moinho ou não moinho, dizia ele, a vida prosseguiria como sempre fora – ou seja, mal.”

Escolhi a palavra Comportamento para definir o livro por durante a leitura, observei diversos comportamentos dos grupos da nossa sociedade, em semelhança com os descritos nos livros.

Aqueles que apenas repetem o que lhes foi mandado, aqueles que criticam mas nada fazem, os que se beneficiam com o sofrimento do dos outros, os que apenas seguem o bando, aqueles que acreditam em tudo que lhes é dito.

“Apenas o velho Benjamin afirmava lembrar-se de cada detalhe de sua longa vida e saber que as coisas nunca haviam estado e nunca haveriam de ficar nem muito melhor nem muito pior, sendo a fome, o cansaço e a decepção, assim dizia, a lei imutável da vida”

Aquilo que torna os bichos humanos, animalizam os humanos. A união de uma fábula moral com sátira politica. É um daqueles livros que não podemos passar a vida sem ter lido, ao menos uma vez.

Boa Leitura!

Taís Caires

 

 

Anúncios

4 comentários sobre “Resenha: A Revolução dos Bichos – George Orwell

  1. Triz disse:

    Cara, quero muito ler esse livro. Na verdade não sei por que motivo ainda não o li.
    Sua resenha me deixou com uma mega vontade de ler “A Revolução dos Bichos”.

    Triz, beijos.

    P.S.: Adorei a resenha. 😉

    Curtido por 1 pessoa

  2. Isadora Gazote disse:

    Eu coloquei como meta ler esse livro principalmente por ser uma crítica bem atual de nossa sociedade (ou sempre será atual?). Eu adorei sua resenha, nunca entendi exatamente do que se tratava, achava até “estranho” pensar em uma revolução dos bichos, achava algo total fora do que é rs.
    Beijos

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s