Resenha: Dois Irmãos – Milton Hatoum

Este livro foi sugerido para leitura no clube do livro que participo com amigos aqui na cidade onde moro, e é o mesmo que deu origem a série exibida pela Rede Globo. Prêmio Jabuti 2001 de Melhor Romance

Uma palavra para definir este livro: Rivalidade

“Tinha brasa nos olhos, e, quem sabe, cinzas no coração”

Dois Irmãos é um livro de fácil leitura e cheio de termos regionais, já que a história se passa no Amazonas, uma região que não encontro muito nos livros nacionais que li, devo acrescentar que gostei disso, conhecer um pouco mais sobre algo e aprender novos vocábulos torna a leitura enriquecedora.

Aborda assuntos delicados como incesto, vingança, drama familiar. O narrador está contando sobre sua vida, anos depois recordando as coisas que presenciou e as que ouviu. buscando descobrir entre os homens da casa, a identidade de seu pai.

wp-1485618169509.jpg

200 páginas

E, para um velho como eu, o melhor é recordar outras coisas, tudo o que me deu prazer. É melhor assim: lembrar o que me faz viver mais um pouco

Escolhi a palavra Rivalidade para definir o livro pois esta é presente nas entrelinhas da vida de Yaqub e Omar, os gêmeos que tem seus dramas sendo evocados pelo narrador.

Quando uma pessoa quer se esconder, a noite dá abrigo

O foco da narrativa é claramente os conflitos entre os irmãos gêmeos, mas é impossível deixar de observar todo o cenário manauara  que foi bem descrito, a história de Domingas que nos mostra realidade de muitos indígenas. O saudosismo dos imigrantes libaneses e a menção de como era a vida no norte de nosso país nos tempos de ditadura militar.

Era possuída por uma teimosia silenciosa, matutada, uma insistência em fogo brando; depois, armada por uma convicção poderosa, golpeava ferinamente e decidia tudo, deixando o outro estatelado

Recomendo a leitura tanto pela narrativa, tanto para prestigiar nossos autores. Sobre a série, eu não assisti, mas pretendo. Todavia eu ouvi e li comentários excelentes a série, inclusive sobre a escolha do elenco.

Boa Leitura

Taís Caires

 

 

 

 

 

 

Anúncios

4 comentários sobre “Resenha: Dois Irmãos – Milton Hatoum

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s