Resenha: Por Lugares Incríveis – Jennifer Niven

Este é mais um livro do Clube do Livro, cada mês um dos participantes escolhe o livro que será lido pelo clube (Pensando em uma forma de fazer assim aqui no blog). E este foi escolhido por mim, era a minha vez.

Por Lugares Incríveis é contado por Violet e Theodore. Personagens que se conheceram em um lugar incomum: No parapeito do sexto andar do colégio, onde ambos estão prestes a pular e ver como é lá embaixo.

Uma palavra para definir este livro: Incrível!

Violet sobreviveu ao acidente que levou a vida de sua irmã mais velha e tenta seguir com sua vida, tentando descobrir o que faz sentido na sua vida, enquanto conta os dias para o fim do ensino médio. Theodore Finch é a aberração da escola e tem lidar com apatia da família, o pai violento e longos períodos de depressão, enquanto pesquisa formas de suicídio.

“Parece, de certa forma, épico e frágil ao mesmo tempo, e quero que a noite dure pra sempre, e saber que não vai durar já me deixa triste.”

por lugares incriveis

Editora Seguinte – 336 páginas

Estes dois personagens improváveis se unem para um trabalho geografia, em que devem visitar lugares de Indiana e registrar suas andanças. E em meio a segredos, lugares incríveis, momentos fofos e marcantes, um vai salvando a vida do outro. Uma das minhas cenas preferidas é quando Finch conta a Ultravioleta Markante sobre o Alinhamento Júpiter-Plutão.

“— Mas eu contei tudo isso pra dizer que é assim que me sinto agora. Como se Plutão e Júpiter estivessem alinhados com a Terra e eu estivesse flutuando.”

Com a ajuda de um mapa de Indiando, Violet e Finch percorrem os lugares mais incríveis e especiais para eles, e o que eu mais gostei foi o muro em que eles escrevem o que gostariam de fazer antes de morrer, e pergunto a vocês o que querem fazer antes de morrer? Eu: Escrever um livro, viajar para Paris, aprender francês e beijar o P. todos os dias.

“Gosto da ideia de algo que proporciona todos esses sentimentos sempre que queremos. Quero uma coisa assim também, então olho pra Violet e penso: Aí está.”

Com personagens bem construídos e dramas bem definidos vividos por cada um deles. Este livro me fez refletir sobre o que leva uma pessoa que comete um suicídio, tentar entender os seus motivos e como se sente; sobre como rotulamos as pessoas que são diferentes daquilo que julgamos correto; e sobre como não conhecemos as pessoas ao nosso redor e como reagimos diante as circunstâncias atenuantes.

Gostei muito da relação que se formou entre Violet e Finch, onde um ajudava o outro a se encontrar, a se entender e a descobrirem a si mesmos, superando traumas que viveram e enfrentam. A relação entre as famílias com eles é importante, é possível perceber como isso influência em como agimos e pensamos.

“Você foi, sob todos os aspectos, tudo o que alguém poderia ser. […] Se existisse alguém capaz de me salvar, seria você. Antes de morrer, Cesare Pavese, crente no Grande Manifesto, escreveu: Não nos lembramos de dias, nos lembramos de momentos.”

É bacana de perceber que Finch está salvando a vida de Violet, ajudando a se redescobrir e ao fazer isso, está salvando a própria vida. E ela ao sentir se segura, busca salva-lo de qualquer forma. Eu adorei este livro.

Como lidar com o final deste livro incrível? Não sei, ainda estou tentando.

Mais um ponto que gostei bastante é como as pessoas que nos cercam e o que nos ocorrem nos mudam, mas principalmente as pessoas, as coisas que elas deixam em nossas vidas.

“O que percebo agora é que o que importa não é o que a gente leva, mas o que a gente deixa.”

O final é marcante, e extremamente importante, confesso não estar sabendo lidar com ele, mas entendo as razões. Simplesmente adorei este livro, entrou para os meus favoritos.

Boa Leitura!

Taís Caires

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

