Resenha: Por Lugares Incríveis – Jennifer Niven

Este é mais um livro do Clube do Livro, cada mês um dos participantes escolhe o livro que será lido pelo clube (Pensando em uma forma de fazer assim aqui no blog). E este foi escolhido por mim, era a minha vez.

Por Lugares Incríveis é contado por Violet e Theodore. Personagens que se conheceram em um lugar incomum: No parapeito do sexto andar do colégio, onde ambos estão prestes a pular e ver como é lá embaixo.

Uma palavra para definir este livro: Incrível!

Violet sobreviveu ao acidente que levou a vida de sua irmã mais velha e tenta seguir com sua vida, tentando descobrir o que faz sentido na sua vida, enquanto conta os dias para o fim do ensino médio. Theodore Finch é a aberração da escola e tem lidar com apatia da família, o pai violento e longos períodos de depressão, enquanto pesquisa formas de suicídio.

“Parece, de certa forma, épico e frágil ao mesmo tempo, e quero que a noite dure pra sempre, e saber que não vai durar já me deixa triste.”

por lugares incriveis

Editora Seguinte – 336 páginas

Estes dois personagens improváveis se unem para um trabalho geografia, em que devem visitar lugares de Indiana e registrar suas andanças. E em meio a segredos, lugares incríveis, momentos fofos e marcantes, um vai salvando a vida do outro. Uma das minhas cenas preferidas é quando Finch conta a Ultravioleta Markante sobre o Alinhamento Júpiter-Plutão.

“— Mas eu contei tudo isso pra dizer que é assim que me sinto agora. Como se Plutão e Júpiter estivessem alinhados com a Terra e eu estivesse flutuando.”

Com a ajuda de um mapa de Indiando, Violet e Finch percorrem os lugares mais incríveis e especiais para eles, e o que eu mais gostei foi o muro em que eles escrevem o que gostariam de fazer antes de morrer, e pergunto a vocês o que querem fazer antes de morrer? Eu: Escrever um livro, viajar para Paris, aprender francês e beijar o P. todos os dias.

“Gosto da ideia de algo que proporciona todos esses sentimentos sempre que queremos. Quero uma coisa assim também, então olho pra Violet e penso: Aí está.”

Com personagens bem construídos e dramas bem definidos vividos por cada um deles. Este livro me fez refletir sobre o que leva uma pessoa que comete um suicídio, tentar entender os seus motivos e como se sente; sobre como rotulamos as pessoas que são diferentes daquilo que julgamos correto; e sobre como não conhecemos as pessoas ao nosso redor e como reagimos diante as circunstâncias atenuantes.

Gostei muito da relação que se formou entre Violet e Finch, onde um ajudava o outro a se encontrar, a se entender e a descobrirem a si mesmos, superando traumas que viveram e enfrentam. A relação entre as famílias com eles é importante, é possível perceber como isso influência em como agimos e pensamos.

“Você foi, sob todos os aspectos, tudo o que alguém poderia ser. […] Se existisse alguém capaz de me salvar, seria você. Antes de morrer, Cesare Pavese, crente no Grande Manifesto, escreveu: Não nos lembramos de dias, nos lembramos de momentos.”

É bacana de perceber que Finch está salvando a vida de Violet, ajudando a se redescobrir e ao fazer isso, está salvando a própria vida. E ela ao sentir se segura, busca salva-lo de qualquer forma. Eu adorei este livro.

Como lidar com o final deste livro incrível? Não sei, ainda estou tentando.

Mais um ponto que gostei bastante é como as pessoas que nos cercam e o que nos ocorrem nos mudam, mas principalmente as pessoas, as coisas que elas deixam em nossas vidas.

“O que percebo agora é que o que importa não é o que a gente leva, mas o que a gente deixa.”

O final é marcante, e extremamente importante, confesso não estar sabendo lidar com ele, mas entendo as razões. Simplesmente adorei este livro, entrou para os meus favoritos.

Boa Leitura!

Taís Caires

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s