Resenha: Como eu era antes de você – Jojo Moyes

Este livro é nos envolve em uma teia de sentimentos diversos.

Uma palavra para definir? Comovente!

Como eu era antes de você me atraiu pelo titulo, me deixou curiosa pois este titulo me fazia pensar nas mudanças que algo ou alguém traz as nossas vidas ou a nós mesmos, e quem éramos antes disso?

E o livro nos faz refletir sobre diversas questões, e nos perguntar o que faríamos no lugar de cada um dos personagens. E como todos os acontecimentos e pessoas que encontramos são capazes de nos transformar.

Louisa Clark é uma jovem cheia de vida, alegre com roupas bregas, sem ambições e acomodada com a sua vida. O café onde trabalha a anos vai fechar as portas, e sem muitas qualificações Lou se vê obrigada a buscar outro emprego, pois precisa ajudar sua família. Ela consegue trabalho como cuidadora do tetraplégico  Will Traynor, inteligente rico e mal humorado, preso a cadeira depois de ter sido atropelado por uma moto.

capa como eu era antes de voce.jpg

Intrinseca – 320 páginas

Com seu entusiasmo Lou consegue tirar sorrisos de Will que há tempos vive amargurado com sua situação, não vendo nenhuma possibilidade para a sua vida, e vendo todas as possíveis para Louisa que parece não desejar mais que uma vida simples e comum. Lou tenta de todas as formas trazer alegria e sentido a vida de Will. E dessa maneira, apaixonam-se e transformam um ao outro.

“É que…não aguento pensar que você vai ficar aqui pelo resto da vida. – Ele engoliu em seco – Você é muito inteligente. Muito interessante. – Ele desviou os olhos de mim – Você só vive uma vez. É sua obrigação aproveitar a vida da melhor forma possível”

Personagens muito bem construídos, e questões diversas e até polêmicas envolvem este livro. Li em vários lugares pessoas dizendo que a atitude de Will Traynor foi egoísta, entretanto eu penso diferente. Acredito que Will não foi egoísta, penso que sua atitude foi muito nobre, poucas pessoas amam como ele e seriam capazes de tomar tal decisão. Penso que Trenna, a irmã de Lou e Patrick, seu namorado foram egoístas. Will não, este se mostrou muito nobre. Embora eu discorde de sua decisão, e provavelmente não a faria, entretanto creio que apenas passando pela mesma situação é que se poderia saber o que faria.

“A vida de Will Traynor era tão diferente da minha. Quem era eu para dizer como ele deveria viver?”

É evidente como Will mudou a vida de Lou e ampliou seus horizontes e ambições, e de maneira não tão evidente é possível sentir como Lou trouxe vida aos dias de Will. Como ela deixou mais alegres os seus dias, que já não tinham mais cor. De maneiras diferentes, um trouxe mais cor a vida do outro.

poster filme

Poster do filme

Não quero dar spoilers, mas deixo a pergunta: O que você faria no lugar de Will?

Bem sucedido, rico, inteligente e extremamente ativo, sempre em busca de novas aventuras, de repente se encontra preso a uma cadeira de rodas.

Você se adaptaria a situação e tentaria viver da melhor forma, aproveitando a vida. Ou preferia morrer a continuar nesta vida cinza e sem graça?

É um livro comovente e emocionante. Uma leitura indispensável.

Sobre o filme baseado no livro, gostaria de dizer que amei o filme. Ficou bastante fiel ao livro, e assim como este capaz de arrancar lágrimas. Minha única ressalva é a inexistência de um momento que considerava importante, que mostra a razão pela qual Lou se acomodou com sua vida, e nos faz refletir sobre como deixamos que acontecimentos interfiram em nossas vidas. Há uma outra que gostaria que tivesse, mas não irei contar para deixar-te curioso para ler o livro, mesmo se já tiver assistido ao filme.

lou meias.jpg

Cena do filme

“Apenas viva bem. Apenas viva”

Nota: 4,8/5

Taís Caires

 

3 comentários sobre “Resenha: Como eu era antes de você – Jojo Moyes

Deixe um comentário

