Quem é você, Alasca? – John Green [parte 2]

Oi gente,

A semana foi uma bagunça, e me enrolei. Mas já estou aqui.

Sobre Quem é você, Alasca?

Ao longo de todo o livro, nas aulas de religião o professor traz conceitos e crenças, e leva em discussão que questão todos as religiões buscam responder.

Para Alasca Young, a grande questão é: “Como sairei deste labirinto?” Corrigindo-me: O que é o labirinto? E ela traz a resposta: Sofrimento!

Ao refletir sobre a frase, eu concordo afinal o sofrimento é universal. Todos nós em algum momento, por algum motivo qualquer sofreremos. E é deste labirinto de sofrimento que estamos sempre tentando sair de alguma maneira, e a pergunta agota é: “Como sairei deste labirinto?” Alasca responde: “Rápida e Diretamente!”

Entretanto eu penso que o amor pode nos livrar desse labirinto, é uma forma melhor de sair do labirinto, e mais bonita. Apesar de às vezes o amor causar sofrimento. Mas amor dá sentido a toda a nossa vida.

Todos nós vamos, pensei, e isso se aplica a tudo, desde as rolas do céu até as  rolhas da garrafa, desde a Alasca-garota até o Alasca-lugar, pois nada perdura, nem mesmo a própria terra. Buda diz que o sofrimento é causado pelo desejo e que a suspensão do desejo implica a suspensão do sofrimento. Se pararmos de desejar que as coisas perdurem, não iremos sofrer quando elas desmoronarem.

Um dia ninguém vai lembrar que ela existiu, escrevi no caderno, e depois, ou que eu existi. Porque as lembranças também desmoronam.” […]

Portanto, tudo em nossa vida, inclusive nossa própria vida irá desmoronar.

Acho que há uma outra questão no livro: Suicídio ou Acidente? Um “suicidente”.

“Se as pessoas fossem chuva, eu seria garoa e ela, um furacão.”

Espero que tenham apreciado a leitura e deixem aqui suas opiniões.

Até breve

Taís Caires

Deixe um comentário

